• Img Topo Quoetes
Cushion Head
Trabalho realizado em resposta ao concurso Braunprize2006
 Os desportos nauticos nomeadamente o surf, bodyboard, skimming, kitesurf, kayaks, etc são cada vez mais, actividades desportivas praticadas de todo o ano, o que tem levado a uma crescente adesão de pessoas à pratica destes desportos e que inevitavelmente nos leva a aumentar a nossa atenção a estes grupos de utilizadores com necessidades tao particulares. Quando falamos sobre desportos radicais facilmente nos esquecemos dos riscos que iremos correr mas sim da quantidade de adrenalina que iremos obter dessa actividade.
Este novo conceito de capacete para desportos aquáticos revela-se-nos como um novo objecto para a protecção da cabeça que nos possibilita uma renovação na associação que fazemos à imagem criada deste grupo de utilizadores que continuam a praticar estes desportos radicais muitas das vezes sem equipamentos apropriados ou seguros.
Quando a cabeça bate contra algo durante um acidente, ela é sujeita a dois tipos de movimentações: lineares e rotacionais. O couro cabeludo dá ao nosso cérebro protecção contra estas forças rotacionais devido à sua elasticidade, compressão e movimentação ao longo de todo o crânio, sem resistências. Desta maneira quando a cabeça bate contra uma superfície, o couro cabeludo absorve grande parte das forças rotacionais resultantes do impacto que envolve o crânio. Como resultado disso mesmo, menos energia é transferida para os tecidos delicados do cérebro.
Para solucionar este processo, o capacete tem uma estrutura exterior num compósito de silicone de média densidade que se move independentemente da sua estrutura interior almofadada, de densidade menor.
Este novo sistema permite ainda uma maior liberdade e mobilidade aos movimentos feitos pela cabeça, sem qualquer prejuízo na performance do desportista.
O propósito principal deste capacete, sem ter em conta a sua função principal, é o seu baixo custo de produção como um modo incentivar mais e mais pessoas à utilização de protecções para que se possam divertir e obter mais prazer da sua prática desportiva, no sentido de poderem ir mais além e com segurança nos seus exercícios desportivos ou actividades de lazer.
Adjacente a tudo isto, este objecto permite ainda a sua complementação de um pequeno reservatório de líquidos [de quantidade razoavel - 33 cl] para a redução da fadiga física, e de uma estrutura interna capaz de se transformar em tampões para os ouvidos para que algumas pessoas possam evitar as tão frequentes otites.

images & Works

Data protection

Any use or presentation of the contents of this site by a public or private entity must be previously requested and approved by the author of this website. If you want to use some image or work from this website you should always contact and do the appropriate request. Thank you for understanding.